Ansiedade na entrevista de emprego: Como as práticas socioemocionais podem ajudar



É muito comum, ao passarmos por etapas difíceis, nos sentirmos acuados, menos confiantes e mais propensos a questionar nossa própria capacidade em algo. Acredite, você não é o único! Geralmente, ficamos preocupados quando surgem desafios que põem nossos conhecimentos à prova.


O problema começa quando essa preocupação se torna tão excessiva ao ponto de atrapalhar planos e prejudicar o desempenho em processos importantes da vida como, por exemplo, uma entrevista de emprego. Esse nervosismo intenso pode ser sintoma de um distúrbio muito conhecido nos dias de hoje: a ansiedade.


Para uma entrevista, costuma-se exigir preparação prévia e estabilidade emocional do candidato, que precisa saber lidar com as perguntas feitas pelo recrutador. Além disso, esse ambiente é mais competitivo, o que muitas pessoas não estão acostumadas, especialmente quem está em busca do primeiro emprego.


Com um cenário tão diferente do acadêmico, pessoas ansiosas ficam mais vulneráveis a desenvolver sentimentos negativos que, apesar das compet