top of page

Autonomia e coletividade: o equilíbrio para crescer

Foto do escritor: FlyFly

Desde a infância, as crianças são estimuladas a praticar atividades de autonomia como: guardar brinquedos, escolher qual história quer ouvir, em qual lugar vai ficar na sala de aula, o que vai levar de lanche. 


Essas escolhas promovem o autoconhecimento e autoentendimento, de entender o que quer e durante o convívio com outras crianças, aprende que cada um vai querer algo diferente, que isso faz parte da coletividade, além de desenvolver o sentimento de empatia.


Aula presencial do Projeto Semente na Escola PEI Antônio Almeida Junior em Osasco, SP
Aula presencial do Projeto Semente na Escola PEI Antônio Almeida Junior em Osasco, SP

Superação e reinvenção


De acordo com Canário (2006), a construção de uma “outra” educação que representa uma saída positiva para as dificuldades atuais supõe a nossa capacidade de agir em dois sentidos: o de superar a forma escolar e de reinventar a organização escolar.

Desta maneira os alunos superam a suas dificuldades com a ajuda de colegas, professores e aulas especializadas em socioemocional, como também reinventam na coletividade a autonomia individual e também no convívio geral.

Essas ações podem o preparar para o futuro, como em conviver no ambiente de trabalho, na faculdade. Sem abrir mão da sua individualidade, mas também sendo inserido no meio social, mercado de trabalho de forma mais espontânea e equilibrada.

Vamos aos dados?

Segundo a Valor Econômico, mais de 60% dos professores no país relataram ter mais de 10% de alunos com problemas de mau comportamento. Situação parecida acontece com o Chile e o México. No Japão, pouco mais de 10% dos professores indicaram lidar com interrupções dos estudantes.


Nesta pesquisa foi analisado o que atrapalha o desempenho dos alunos, colocar algumas regras e atividades sem instruir o s estudantes, que estão em um período no qual aprendem a lidar com as próprias emoções e enfrentam cobranças sobre como enxergam o futuro.

Início da jornada profissional

Muitos jovens se perguntam: 

“Como posso me destacar? “

“Como encontrar oportunidades?”

“Como me preparar para o mercado de trabalho?”

No Projeto Semente da Fly Educação, acreditamos que a resposta reside no equilíbrio entre duas habilidades fundamentais: a autonomia e a coletividade.

Autonomia vai além de agir por conta própria; trata-se de autoconhecimento, responsabilidade e capacidade de tomar decisões consistentes. Nas aulas nós promovemos o desenvolvimento dessas competências, capacitando jovens a reconhecerem seu potencial e a traçarem seus próprios caminhos.

Paralelamente, enfatizamos a importância da coletividade com a valorização  da convivência em grupo, da empatia e da comunicação assertiva. Além disso, também impulsiona as habilidades essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional, também incentivamos os jovens a colaborarem, aprenderem uns com os outros e a construírem redes de apoio mútuo.

Processos de Integração e coletividade



Ao integrar autonomia e coletividade, preparamos os jovens para serem protagonistas de suas vidas e atuarem de forma colaborativa na sociedade. Esse equilíbrio é fundamental para enfrentarem os desafios do mercado de trabalho e da vida em comunidade.

O Projeto Semente, em parceria com escolas e Ongs parceiras, capacitamos adolescentes a partir dos 14 anos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, para desenvolverem.

No curso eles desenvolvem habilidades técnicas, e também socioemocionais como práticas antirracistas, autoconfiança, assim aprendem a olhar mais para si e colocar em prática na comunidade tudo o que aprendeu em aula. Nosso objetivo é que eles colham oportunidades para enfrentarem os desafios do mercado de trabalho e construam um futuro mais próspero.

Se você acredita no poder da educação socioemocional e deseja apoiar essa transformação, compartilhe esta mensagem e ajude a ampliar o impacto do Projeto Semente.

Confira mais informações do Projeto Semente

As aulas aconteceram de forma presencial, ministradas Professores Diferentes que são voluntários, Ao final do curso, os alunos apresentam o seu trabalho de conclusão, trazendo o que desenvolveram durante as aulas, e é feita uma formatura no encerramento para marcar esse momento de transformação na vida deles.


Nas aulas eles desenvolvem soft skills, que são as habilidades comportamentais que os prepararam para lidar com o mercado de trabalho e com diversas situações na vida. 



Aula presencial do Projeto Semente na Escola PEI Antônio Almeida Junior em Osasco, SP
Aula presencial do Projeto Semente na Escola PEI Antônio Almeida Junior em Osasco, SP

 Os alunos aprendem sobre:

  • Autoconhecimento e autoestima;

  • Mercado de trabalho;

  • Autonomia e coletividade;

  • Currículo e Linkedin;

  • Comunicação Não-violenta;

  • Resolução de conflitos.

Depoimento de professores

“Tive que aprofundar todo o conceito de competência socioemocionais que eu sempre ouvi falar muito vi muita literatura vi vídeos filmes coisas do gênero mas como você vai ver isso na prática na vida real no mundo real como assim se aplica como que você faz isso é o exemplo e ajuda a criar uma corrente do bem quem disse isso foi o ex professor de fé então” disse Francisco Chico, Ex- professor Diferentão

Depoimentos de alunos

“É um projeto que motivou muitas pessoas que vem nessa aula tipo a gente aprender tanta coisa e  passa a ter tanto equilíbrio.” declara Caíque 17 anos,  Ex-aluno Semente

“Nas aulas você aprende a se conhecer melhor e consegue conhecer os outros. E quando isso acontece,  você consegue se colocar no mundo de uma forma diferente.” disse Verônica, 17 anos, ex aluna Semente.

Resultados


Em 2024, tivemos mais de 200  alunos de 10 a 15 anos com participação ativa em duas escolas de diferentes regiões do país.  No Tibau do Sul, localizado no Rio Grande do Norte, 250 alunos foram sementes na Escola Municipal Vicência Castelo. E na Mata de São João, na Bahia, 216 alunos compareceram na Escola João Francisco.


Fiquem atentos nas nossas redes sociais, abrimos Inscrições de Processo Seletivo de Escolas, ONGS e parceiros em vários momentos do ano. A próxima escola, pode ser a sua!








 
 
 

Comentários


Contato

transformação

Faça parte da

Sua contribuição pode iluminar o caminho de incontáveis vidas. Ao se conectar conosco, você não apenas apoia a educação socioemocional, mas investe na construção de um futuro mais brilhante e equitativo. Seja para explorar oportunidades de parceria, fazer uma doação transformadora ou compartilhar ideias inspiradoras, sua iniciativa é o primeiro passo para uma mudança significativa. Junte-se a nós e seja parte de uma revolução educacional.

Mensagem enviada!

© 2023 por Fly.
Criado e protegido por Wix

bottom of page