O Autoconhecimento como remédio para a Ansiedade:


A ansiedade e os transtornos de ansiedade são um conjunto de sentimentos marcados pela preocupação excessiva, nervosismo, medo intenso ou constante de que algo negativo vai acontecer. Alguns desses sentimentos, quando passam a atrapalhar de forma significativa o nosso dia a dia, podem vir a se tornar um distúrbio e ocasionar problemas psicológicos e físicos.


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 264 milhões de pessoas sofrem com algum transtorno de ansiedade ao redor do mundo. No Brasil, eles atingem 9,3% (aproximadamente 19,4 milhões) da população, o que faz do nosso país o líder no ranking. Com o agravamento da pandemia, o Ministério da Saúde realizou uma pesquisa e ouviu 17.491 indivíduos na primeira fase da etapa de perguntas, e foi verificado que 86,5% dessas pessoas possuem algum nível de ansiedade.


Dentre alguns transtornos de ansiedade, o mais comum e frequente é o transtorno de ansiedade generalizada (TAG), segundo o manual de classificação de doenças mentais (DSM.IV), é um distúrbio caracterizado pela expectativa apreensiva, a insônia e a dificuldade de concentração, sintomas que perduram por seis meses no mínimo, causando sérios problemas.