© 2019  FLY EDUCAÇÃO E CULTURA.

  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • Black LinkedIn Icon

October 11, 2019

Please reload

Posts Recentes

Líderes empáticos: por que o futuro é deles?

September 18, 2019

1/8
Please reload

Posts Em Destaque

Como identificar seus talentos?

June 15, 2017

 

Como identificar seus talentos? Começar a conhecer (e utilizar) seus talentos é uma importante forma de contribuição social.


Você acha que não tem talentos? Está mais perdido que adolescente usando máquina de escrever? Acredita que não é bom em nada? 


Nem sempre os talentos se manifestam de forma óbvia. Se esse é seu caso, em primeiro lugar acredite: você é talentoso! Todos nós temos aptidões, que podem ser utilizadas e desenvolvidas de diversas formas. 


Confira as 5 dicas a seguir para começar a identificar seus talentos e contribuir com suas especialidades para um mundo melhor.


1. Identificar talentos possíveis.


Algumas pessoas acham que não possuem talentos, pois simplesmente desconhecem quais são os talentos existentes. 


Por isso, faça uma lista de talentos (que você possui ou não), tais como: escrever bem, ser bom com números, desenhar, cantar, ser amoroso, lidar bem com pessoas, se manter calmo em situações estressantes, ser insistente, falar bem em público, ser charmoso, ser engraçado, ser atento aos detalhes, aprender facilmente línguas, ser sociável, ter boa memória, entre outros. Com uma gama maior de talentos, fica mais fácil avaliar os que melhor se encaixam no seu perfil.


2. Pergunte a terceiros.


Converse com pessoas próximas e pergunte em que você é bom. Nesse caso, o melhor é variar bastante quem irá realizar a análise, elegendo familiares, amigos de diferentes fases da vida, colegas de trabalho, entre outros.


3. Processo de autoconhecimento. 


Procure se conhecer melhor. Para isso, vale leitura, terapia, aconselhamento, coaching, teste vocacional, entre outros. Com um profissional especialista, você poderá identificar seus talentos e os caminhos que podem propiciar o desenvolvimento destes.


4. Lembre-se do que você gosta de fazer.


Tente relembrar o que você faz com satisfação, desde a infância. Os talentos nascem conosco, mas se manifestam de diversas formas ao longo da vida. Você gosta de ler? Gosta de inventar histórias? Ama ouvir música e dançar? É ótimo em matemática? Joga bem vídeo game? 
Comece a notar também no que você se concentra melhor, ou seja, não percebe o tempo passar enquanto está executando. Em geral, fazemos com facilidade algo relacionado aos nossos talentos. Muitas vezes o seu talento está sendo utilizado no seu principal hobbie, por isso, fique atento nos momentos de diversão.


5. Ferramentas gratuitas de avaliação. 


Utilize ferramentas gratuitas, disponíveis na internet, para identificação de talentos e aptidões. Uma ótima forma de identificar aptidões é o teste da Via Institute On Character: Free Character Strengths Test. O teste, que demora menos de 15 minutos para ser realizado, ajuda jovens e adultos a identificarem seus pontos fortes e fornece dicas para desenvolvimento pessoal. 


Outra ferramenta bastante útil é o aplicativo Good&Co, que pode ser baixado no tablet ou celular. O aplicativo é gratuito e ajuda o usuário a traçar um perfil de personalidade, relacionado ao trabalho, bem como sugere empresas adequadas, de acordo com a cultura do indivíduo.

Share on Facebook
Share on Twitter