© 2019  FLY EDUCAÇÃO E CULTURA.

  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • Black LinkedIn Icon

October 11, 2019

Please reload

Posts Recentes

Líderes empáticos: por que o futuro é deles?

September 18, 2019

1/8
Please reload

Posts Em Destaque

Como encontrar o trabalho voluntário ideal

December 5, 2016

 

 

 

Trabalhar como voluntário pode trazer muita coisa boa para as nossas vidas: novos amigos, a oportunidade de conhecer realidades diferentes e, é claro, o sentimento gratificante de ajudar o próximo.

 

Mas como escolher o trabalho voluntário ideal para você? A revista norte-americana Forbes fez uma lista com os passos que todo aspirante a voluntário deve seguir na hora de escolher uma causa para se engajar:

 

 

 

1 – Saiba o que você tem a oferecer

 

Geralmente, ONGs procuram por pessoas que possam ajudar em áreas específicas, como planejamento de eventos, edição de vídeos, finanças e saúde. Será mais fácil encontrar uma posição como voluntário se você souber quais habilidades pode oferecer.

 

Além disso, o trabalho voluntário pode te ajudar a entrar em universidades ou a conseguir um emprego. Considere o que aquela vaga pode fazer pelo seu currículo. Se você estuda Direito, por exemplo, oferecer consultoria jurídica pode acrescentar uma estrelinha no seu CV.

 

2 – Considere o seu real propósito

 

Você pode fazer trabalho voluntário por vários motivos e é preciso considerá-los para não escolher uma vaga pelas razões erradas. Se o seu objetivo é ajudar mulheres que sofreram violência doméstica, vá atrás de uma instituição que trabalhe com isso.

 

Mas se você não se preocupa com a missão da ONG e simplesmente quer ajudar o próximo, o leque de opções é maior. Por outro lado, se o seu objetivo é fazer contatos e melhorar o currículo, procure pela instituição que vá te ajudar. Seja sincero consigo mesmo e não abrace uma causa sem estar totalmente comprometido com ela.

 

3 – Seja realista sobre a sua disponibilidade

 

Se você trabalha o dia todo, estuda à noite e faz aulas particulares no final de semana, procure por vagas que não demandam tanto tempo – e seja sincero na hora de se candidatar.

 

 

 

4 – Decida onde e como você quer fazer a diferença

 

Você quer doar todo o seu tempo para as causas ambientais? Quer salvar animais de rua? Ou ajudar os milhares de refugiados do Oriente Médio que estão presos na Grécia?

Escolha a causa que mais chama a sua atenção. As chances de fazer um bom trabalho e se engajar de verdade serão maiores.

 

 

 

 

 

 

5 – Confira sites que oferecem vagas de voluntariado baseadas em habilidades

 

Sites como o Atados permitem que o voluntário procure por vagas de acordo com suas habilidades, com a causa que deseja apoiar e em qual região. A plataforma também oferece a opção de trabalhar à distância.

 

6 – Converse com a organização

 

Conversar com a organização antes de se comprometer com o trabalho voluntário pode te dar uma ideia de como o grupo funciona. Assim fica mais fácil descobrir se você tem o perfil adequado e se se encaixa no que estão solicitando.

 

7 – Passos de formiga

 

Por mais empolgado que você esteja para começar a trabalhar como voluntário, tenha paciência. Nem todas as organizações precisam de ajuda e pode demorar um pouco até aparecer uma vaga adequada.

 

Além disso, nem todas vão se encaixar na sua forma de pensar e trabalhar. Para quem vai começar a se voluntariar agora, a dica é escolher um projeto mais curto. Caso não dê certo, passe para o próximo.