© 2019  FLY EDUCAÇÃO E CULTURA.

  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • Black LinkedIn Icon

Afinal, o que é inteligência emocional?

July 1, 2018

 

 

O conceito de “inteligencia emocional”, popularizado no mundo corporativo nos últimos anos vem sendo explorado há muito tempo, tendo como seu maior precursor o psicólogo Daniel Goleman. Seu livro, Inteligencia Emocional foi publicado em 1986, mas o conceito explorado se prova algo extremamente atual.

 

Goleman explica a importância do controle das emoções no desenvolvimento da inteligência do individuo, ainda que existam traços genéticos, muitos dos circuitos cerebrais da mente humana são maleáveis, sendo desta forma, trabalháveis. Ou seja, o temperamento de um individuo não é seu destino certo.

 

A definição de inteligência emocional apresentada no livro é “a capacidade de identificar os próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e de nossos relacionamentos”. Para o escritor, essa habilidade é determinante do sucesso ou insucesso de um individuo, isso porque a grande maioria das situações tanto pessoais como profissionais de uma pessoa envolvem o relacionamento humano, e uma pessoa com uma inteligência emocional desenvolvida tem maiores chances de obter sucesso.

 

Segundo Daniel Goleman, podemos categorizar 5 principais habilidades: Autoconhecimento emocional, Controle emocional, Automotivação, Reconhecimento das emoções em outra pessoas e habilidades de relacionamento interpessoal. Os cinco pontos listados pelo psicólogo envolvem não só seu conhecimento individual, mas também a capacidade de interagir com o próximo e ter empatia, permitindo a criação de relacionamentos mais eficazes.

 

Em um mercado de trabalho extremamente competitivo, buscando profissionais cada vez mais completos, muito escutamos sobre a contração com base em habilidades técnicas, acontece que essas habilidades não são o bastante para a manutenção e crescimento na carreira, por esse motivo as grandes corporações buscam métodos para desenvolver esse tipo de skill em seus funcionários. “A inteligência emocional é resultado de treino, assim como qualquer outra competência”, diz o especialista Rodrigo Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de inteligência emocional (SBie). “Seu desenvolvimento começa já na infância para algumas pessoas, mas também pode acontecer mais tarde, na vida adulta, a qualquer tempo”.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Líderes empáticos: por que o futuro é deles?

September 18, 2019

1/8
Please reload

Posts Recentes

October 11, 2019