© 2019  FLY EDUCAÇÃO E CULTURA.

  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • Black LinkedIn Icon

October 11, 2019

Please reload

Posts Recentes

Líderes empáticos: por que o futuro é deles?

September 18, 2019

1/8
Please reload

Posts Em Destaque

A importância do ensino de inteligência emocional na escola

October 30, 2018

 

     A inteligência emocional é a competência responsável por boa parte do sucesso e da capacidade de liderança do ser humano, afinal, um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar e lidar com as suas emoções e sentimentos com facilidade. O psicólogo Daniel Goleman, considerado o "pai da inteligência emocional" e responsável por divulgar o conceito em todo o mundo a define como “capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as nossas emoções e nossos relacionamentos”.  A inteligência emocional pode ser dividida em cinco competências fundamentais: conhecimento e controle das próprias emoções, automotivação, empatia e relacionamento interpessoal.  O autoconhecimento e o controle emocional são os pilares de tal habilidade para as nossas vidas pessoais e profissionais.


    Todas as pessoas possuem a possibilidade de melhorar e desenvolver qualquer uma das cinco habilidades fundamentais e a escola, como um ambiente de aprendizado progressivo e acima de tudo que precisa focar em uma formação integral dos indivíduos, deve incluir em seu currículo o ensino de IE.
Dentre as vantagens em adotar um currículo e docentes preparados para o ensino de tais competências podemos citar o desenvolvimento do aluno dentro e fora da sala de aula, além de educadores mais feliz e eficazes. Pesquisam afirmam que crianças que frequentam escolas que priorizam o ensino de inteligência emocional se tornam adultos menos ansiosos e depressivos, capazes de lidarem com seus relacionamentos interpessoais.

 

Investir no ensino de inteligência emocional é investir no futuro, afinal, “Educar a mente sem educar o coração não é educação” (Aristóteles).

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter