© 2019  FLY EDUCAÇÃO E CULTURA.

  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • Black LinkedIn Icon

Como incrementar o engajamento dos professores da minha escola?

 

Muitas pessoas nos fazem essa pergunta. E a verdade é que não há uma receita de bolo pronta que vai te dar o segredo para diminuir a taxa de turnover dos seus educadores -sim, isso é decepcionante, eu sei, rsrs mas preferimos te falar a verdade do que te enganar- o que sim pode acontecer é você conhecer, aprender e aplicar algumas ferramentas que vão ajudar seu corpo acadêmico a se sentir mais feliz na sua escola. Quer saber? Vamos lá!

 

1. Autoconhecimento e motivação

 

Principalmente é bom entendermos alguns motivos que ocasionam "desmotivação" neles. O primeiro é que estamos acostumados a acreditar que a nossa motivação vem de elementos externos e, a verdade, é que a motivação (motivo para ação) vem de dentro. Por isso, cada indivíduo precisa encontrar dentro de si aquelas coisas que o levem a agir, a tomar uma escolha, a resolver determinado conflito. E você, como escola, precisa fomentar isso. Mas fomentar o que? O autoconhecimento do seu equipe.

 

A principal forma de você contar com o apoio genuíno deles é eles reconhecerem que estão contigo por desejo e vontade própria e, para isso, eles precisam se conectar com eles mesmos e descobrir, dentro deles, que eles gostam sim de trabalhar com educação, com jovens ou crianças nas escolas. E isso dá medo, pois pode fazer você perder educadores mas fará você ganhar a batalha e ter pessoas felizes e engajadas dentro.

 

2. Metodologias disruptivas para educadores

 

Depois, precisa ajudá-los a transformar as suas potencialidades e talentos em possibilidades. Mostrar que eles podem transformar o conhecimento que tem em dinâmicas inovadoras e divertidas. Metodologias que sejam divertidas de facilitar para seus alunos e divertidas para que eles participem. Por que quem nunca aprendeu melhor a partir de uma experiência lúdica? Assim, encorajamos você a capacitar seus educadores de modo que eles sejam expostos a novas metodologias distintivas que facilitem a vida do educador ao facilitar o processo de aprendizado do aluno.

 

“De acordo com nossos professores, muitos alunos que participam do Projeto estão mais centrados dentro da sala de aula. Estão mais ativos e participativos. Com um ar de liderança.” Sidnei, vice-diretor da Escola Genésio, após experiência com a fly educação na sua escola.

 

3. Touchpoint de Desabafo

 

Finalmente, uma tática extremamente importante que sugerimos é manter sempre um diálogo aberto. Promover reuniões mensais com seus educadores para escutá-los. Isso parece -e é- muito chato e difícil como instituição, mas é isso que gera uma mudança individual que permite fazer  uma transformação coletiva depois.

 

Nós chamamos esse momento de "Touchpoint ou Encontro Desabafo" e funciona assim: todos sentamos em cadeiras formando um círculo e no meio há um objeto da fala que, como o nome o diz,  indica que quem pegar o objeto tem o direito de falar e os outros de ouvir.

A magia é que ninguém pode interromper ao outro, quando ele deixar o objeto da fala de novo no meio a próxima pessoa pega ele e fala enquanto os outros escutam e assim por diante. É óbvio que é um hábito que temos que criar, especialmente se na sua escola esse tipo de metodologias não são comuns. É possível que os educadores falem e não respeitem os acordos. E, para isso, recomendamos tomar os primeiros dez minutos da reunião para cocriar os acordos de convivência do touchpoint. Assim, todos, além de falar, escutam aos outros ao mesmo tempo que praticam a autogestão do tempo.

 

Sabemos que estas dicas são breves, mas muito efetivas e que você vai conseguir fazer um muito bom uso delas. Se tiver alguma dúvida referente a essas formas de incrementar o engajamento dos seus professores, por favor, não hesite em entrar em contato e nós perguntar. Também, quando você for colocar na prática, por favor também não esqueça nós contar.

 

Att,

 

Equipe Fly.

 

Gostou do texto? Compartilhe ele no seu perfil e nos ajude a impactar mais pessoas e ajudar mais educadores no país. Vamos mudar a educação juntos!

Cadastre-se aqui para receber o nosso mailing semanal

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Líderes empáticos: por que o futuro é deles?

September 18, 2019

1/8
Please reload

Posts Recentes

October 11, 2019