top of page
  • Foto do escritorFly

A Fly completa 9 anos!

Atualizado: 10 de dez. de 2023

Transformando vidas através da educação socioemocional



Há nove anos, nasceu uma organização que transformaria vidas através da educação, a Fly Educação e Cultura. Tudo começou com uma história inspiradora de perseverança e superação, liderada por sua fundadora, Alejandra Yacovodonato uma mulher venezuelana em busca de um novo lar.


Ela chegou ao Brasil em 2014 em busca de um recomeço, ao ser obrigada a deixar seu país devido à diáspora venezuelana, enfrentando desafios inimagináveis. Mas uma oportunidade no terceiro setor e, logo, em uma empresa de tecnologia mudou sua vida. Inspirada por suas próprias experiências, ela e seus amigos começaram a oferecer oficinas culturais e de competências socioemocionais em escolas em áreas vulneráveis de São Paulo. Tornando a Fly Educação a ONG pioneira em desenvolver programas de educação de competências socioemocionais na região.


Com foco na igualdade de oportunidades e na geração de renda, a Fly inovou oferecendo nos seus programas conteúdo socioemocional e científico, em empreendedorismo e tecnologia, para pessoas em situação de vulnerabilidade social dos grupos sub representados.


Impacto e Alcance


Aos poucos, o alcance das nossas ações foi sendo ampliado e hoje, após quase uma década, continuamos a crescer com uma missão clara: melhorar a saúde mental, diminuir as desigualdades e gerar renda para as pessoas em situação de vulnerabilidade social e de grupos sub-representados. Transformamos a vida das pessoas por meio da educação socioemocional e científica, nas áreas de empreendedorismo e tecnologia.


Ao longo de nove anos de existência, na Fly, já desenvolvemos 197 projetos que abordam, por meio da nossa metodologia socioemocional pioneira na região, ferramentas de autoconhecimento, comunicação não-violenta, resolução de conflitos, empreendedorismo e programação.


O impacto é significativo, alcançando mais de 7.816 pessoas diretamente e mais de 16.114 indiretamente. Também mobilizamos mais de 100 voluntários anualmente e expandimos nossa atuação a nível nacional - abrangendo todas as cinco regiões do Brasil - e internacional - estendendo nossa influência a alunos da Venezuela, Colômbia, Uruguai, Congo e Gana.


A Fly Educação é, portanto, uma história de compromisso e transformação que demonstra como a educação e o acesso igualitário podem fazer a diferença em um mundo desafiador.


Prêmios e Reconhecimento


Nessa jornada, já recebemos 3 prêmios ( Prêmio ESPM de Melhor Gestão para ONG em 2017; Prêmio Ambev - Selo de Gestão de Excelência em 2019; e Prêmio Aceleração 1Bi Labs em 2022) e realizamos parcerias com o apoio de empresas privadas como iFood, Editora Moderna, Ambev, Droga Raia, Instituto SYN, Alura e Instituto Far da Hinode para a sustentabilidade financeira e manutenção das realizações do projeto da organização e também com outras organizações do Terceiro Setor/públicos por meio de parcerias institucionais.



18 visualizações0 comentário
bottom of page